depósito 86

Uma vez alguém me disse que é importante ter um lugar onde se possa despejar tudo o que se pensa. Seja no psicólogo, pra um cachorro, uma tia velha surda, um diário, um site.... desse modo você estaria poupando as pessoas de ouvirem isso. Esse blog segue essa filosofia

Friday, July 21, 2006

Pela TV não tem a mesma graça (Artigo - Guerra Israel x Líbano)

Eu não conhecia Udi Adam até hoje à tarde. Se tirarem algumas das medalhas que ele ostenta orgulhoso sob a farda militar e o quepe de general do exército israelense eu continuo sem reconhecê-lo se o vir de novo. Adam não tem o carisma de Yasser Arafat, de Lula, da Xuxa e de tantos outros ícones pops. O rosto comum e débil, uma mistura de príncipe Charles com Al Bundy, faz as palavras do discurso do comandante não surtirem o efeito desejado nem mesmo naqueles que acreditam na guerra. Um Bush em uma Casa Branca de baixo orçamento.

Adam ao aparecer na televisão hoje para os milhões de telespectadores em todo o mundo que acompanham na hora do almoço a saga de Israel contra o Líbano, anunciou que milhares de reservistas serão convocados para reforçar as ações ofensivas. "Nós precisamos mudar nosso pensamento. Vidas humanas são importantes, mas nós estamos em guerra, e isso custa vidas. Não vamos contar os mortos neste momento. Nós vamos chorar pelos mortos e encorajar os combatentes", disse, com a serenidade e certeza que só possuem aqueles cujo o seu está a milhas e milhas da reta.

Eu não imagino Adam chorando pelos mortos. Não acredito que nas raras vezes em que hoje ele passe perto das zonas de conflito, seus olhos se encham de lágrimas ao avistarem de relance partes de corpos de soldados rasos espalhadas sob o sol entre a areia e o sangue. Entre continências, fardas, medalhas e loucura imagino um Adam bobo alegre e tapado, que na hora de fazer a barba deve se olhar no espelho e em poses de monarca absolutista ter pensamentos megalomaníacos.

Não se sabe se estes reservistas convocados hoje por Adam estão dispostos ou não a sacrificar a vida por um pedaço de terra delimitado ao acaso entre o Mar Vermelho e o Mediterrâneo. Pode ser que eles se emocionem mais com o amor e a amizade do que com a estrela de Davi e o hino israelense. Talvez não vejam sentido no patriotismo e na religião. Talvez ao morrerem e sobre seu caixão se erguer a bandeira de Israel, do falso paraíso dos mártires, sintam raiva.

2 Comments:

At 6:02 AM, Blogger High Power Rocketry said...

: )

 
At 7:09 AM, Blogger The unknown human who sold the world said...

Vc já leu o livro O caçador de Pipas?

No fim, amigo, ninguém sabe pq tá lutando.

 

Post a Comment

<< Home